CPQD lança Manual Prático de Linguagem Inclusiva
O conteúdo reforça o respeito à dignidade e aos direitos humanos no ambiente de trabalho
“Que tipo de sociedade queremos formar? O futuro começa com nossas falas e atitudes. E a preocupação em criar uma sociedade mais respeitosa e inclusiva não é apenas para o hoje, mas para o amanhã”, ressalta Juliana Giovanoni de Paula, integrante do Comitê de Diversidade do CPQD. A partir dessa premissa, a Organização lança o Manual Prático de Linguagem Inclusiva, em apoio à diversidade, guiado pelos princípios da não discriminação de qualquer natureza, de respeito à dignidade, aos direitos humanos e à igualdade.
O material traz algumas reflexões, 12 técnicas básicas, bem como estratégias semânticas a fim de promover uma comunicação mais consciente, respeitosa e inclusiva. A partir de exemplos e explicações, o Manual tem por objetivo possibilitar a tomada de consciência sobre a forma como as pessoas falam e escrevem no dia a dia, e, desta forma, poderem modificar padrões de pensamentos, deixando de reproduzir preconceitos.
“Nós temos alguns vieses inconscientes que nos fazem ter uma certa postura de comunicação. Embora não seja algo intencional, pode provocar sentimentos de exclusão no outro. Pensando nisso, idealizamos o Manual Prático de Linguagem Inclusiva para nos auxiliar em nossos relacionamentos e tornar a comunicação falada mais respeitosa”, explica Adriana Camargo, coordenadora do Comitê.
O Manual reforça o mindset de Diversidade e segue a linha de outras iniciativas e diretrizes já implementadas pelo CPQD, como a presença de intérpretes de libras e a audiodescrição em todos os eventos da Organização, assim como a utilização da #PraTodosVerem em postagens nas redes sociais e e-mails enviados. “As nossas diferenças fazem a diferença no CPQD. E o Manual reforça a nossa Cultura de respeito e inclusão, que vivemos e valorizamos em toda a Organização”, complementa Adriana.
Para Leandro Tomaz de Souza, integrante do Comitê de Diversidade, o material divulgado é extremamente importante, pois permite a ampliação das discussões e do engajamento sobre o tema, tornando o ambiente de trabalho mais positivo, diverso e com uma comunicação mais respeitosa. “Estou mudando a forma de falar e isso é um processo. Não é ‘mimimi’, é uma discussão relevante e necessária; por isso existe a Diversidade. A partir do momento que temos empatia com as pessoas, passamos a enxergar a necessidade de ter respeito ao próximo e comunicação torna-se mais assertiva”, enfatiza.
O CPQD atua com atenção, consideração e integridade em todas as relações. Assim, além do Manual Prático de Linguagem Inclusiva, a Organização também divulga um vídeo sobre o assunto, dando luz à importância da comunicação respeitosa no ambiente de trabalho e entre as pessoas, possibilitando a transformação do mundo em um lugar mais diverso e inclusivo.
Para acessar o Manual Prático de Linguagem Inclusiva e ter a possibilidade de compreender um pouco melhor sobre o assunto, adaptar e aprimorar a comunicação, tornando-a mais respeitosa e inclusiva, acesse o link: https://cpqd.devhagens.com.br/o-cpqd/programa-integridade-do-cpqd/