Fale com o CPQD
20 de setembro de 2023

Open 5G @ Campinas realiza seu primeiro encontro presencial

Evento teve formato híbrido e reuniu representantes dos parceiros nessa iniciativa de inovação aberta, que tem o CPQD como um dos idealizadores

A iniciativa Open 5G @ Campinas, lançada há pouco mais de um ano com a proposta de promover a colaboração em pesquisa, desenvolvimento, experimentação e inovação em tecnologias e aplicações 5G, realizou em agosto seu primeiro encontro presencial. Foi, na verdade, um evento em formato híbrido: as atividades aconteceram no Instituto ELDORADO, em Campinas, e tiveram transmissão online para outros interessados em participar do encontro.

No total, o evento reuniu mais de 20 pessoas, representando diferentes empresas, universidades e instituições de pesquisa e inovação. A programação incluiu duas palestras de especialistas de empresas que atuam na área de tecnologia móvel 5G. Hélio Oyama, diretor de Business Development da Qualcomm, falou sobre o tema 5G e Inteligência Artificial. Já Robson Esteves, da operadora TIM, apresentou a palestra Casos de uso práticos envolvendo a aplicação da tecnologia 5G. Além disso, o encontro também discutiu oportunidades de projetos e aplicações futuras da tecnologia 5G, bem como possibilidades de colaboração entre os membros da iniciativa.

Criado por um grupo de sete parceiros, em junho do ano passado, o movimento Open 5G @ Campinas vem crescendo e atraindo novos atores que integram o ecossistema de inovação 5G de Campinas e, também, de outras regiões. Atualmente, a iniciativa conta com 19 membros, entre idealizadores e apoiadores. Os sete parceiros idealizadores são: CPQD, Embrapa, Prefeitura Municipal de Campinas, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Unicamp, PUC-Campinas e TIM. Além deles, o movimento conta com o apoio de empresas e instituições que já assinaram o Manifesto pela Inovação Aberta com 5G: Bosch, Instituto ELDORADO, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), MEF – Mobile Ecosystem Forum, Pix Force, Preddita 5G, São Leopoldo Mandic, SAS Brasil, SAS Smart, WorkGroup, Telebras e Trópico.

A iniciativa Open 5G @ Campinas é aberta à participação de empresas e instituições interessadas em se integrar a um ambiente de rede capaz de habilitar a criação e o refinamento de tecnologias, aplicações e modelos de negócio relacionados ao 5G, em vários segmentos. Mais informações sobre o movimento estão disponíveis pelo link https://cpqd.devhagens.com.br/inovacao/open-5g/

Compartilhe
esta notícia:
vlibras