Consulte especialistas em questões técnicas e regulatórias de telecomunicações. Consultoria que aplica as competências técnicas do CPQD no suporte a decisões estratégicas, na análise de questões regulatórias, no estudo sobre a utilização do espectro (ocupação e interferência) e em projetos de rede sob medida.
Análise tecnológica e/ou regulatória dirigida para subsidiar o cliente em decisões estratégicas.
Desenvolvimento de metodologias de análise e caracterização, perícia e laudos técnicos.
Avaliação de ativos de telecomunicações para subsidiar a análise de investimentos.
Estudos técnicos e de campo para estimativa de coberturas e análise de interferência entre serviços.
Experimentação e análise de KPIs para definir diretrizes e melhores práticas na adoção de novas tecnologias.
Projetos de redes de comunicação customizados para a realidade e a necessidade do cliente.
Radiofrequência e interferência
Demanda: Avaliação de cobertura e proposição de melhorias.
Avaliar a infraestrutura de conectividade em uma das minas exploradas pelo cliente e, com base no uso, propor melhorias.
O CPQD identificou os casos de uso presentes na mina e, empregando ferramentas de análise de cobertura, verificou as áreas que poderiam passar por melhorias. Em seguida, traçou um roadmap evolutivo para a eventual substituição tecnológica por parte do cliente.
O resultado deu ao cliente opções para desenvolver sua infraestrutura de conectividade, com possibilidades de adoção de tecnologias mais adequadas aos perfis de uso da mineradora.
Radiofrequência e interferência
Demanda: Estudo sobre conectividade de serviços móveis celulares.
Identificar os melhores parceiros de negócio para a empresa desenvolver sua estratégia de carro conectado.
O CPQD mapeou as bandas de frequência utilizadas no Brasil e suas respectivas coberturas por prestadora, correlacionando com os requisitos das aplicações do cliente. Consequentemente, gerou recomendações para a estratégia de conectividade veicular do cliente.
O CPQD analisou diversas bases de dados (próprias e públicas) de cobertura das prestadoras SMP no Brasil e características técnicas, avaliou os requisitos e as funcionalidades necessárias e gerou recomendações estratégicas à conectividade para os veículos.
Projetos de rede sob medida
Demanda: Suporte técnico de especialistas.
Projeto de evolução e validação da implantação da Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Brasil (Rede ATN) em conformidade com os fóruns de padronização do VolP ATM.
O CPQD realizou o projeto e a homologação da implantação da Rede ATN, o projeto básico do Backbone Nacional e o projeto e a implantação do laboratório para validação e qualificação sistêmica.
O suporte do CPQD permitiu assegurar a evolução tecnológica da Rede ATN em conformidade com as necessidades da operação de missão crítica da Aeronáutica e com os fóruns internacionais de padronização (EUROCAE – European Organisation for Civil Aviation Equipment).
Projetos de rede sob medida
Demanda: Consultoria técnica para criação e acompanhamento para o serviço VolP para o Estado.
Criação e acompanhamento da implantação do serviço de VoIP para todos os órgãos públicos do Estado de São Paulo – considerando a demanda, a evolução tecnológica e os custos.
O CPQD realizou o planejamento e o termo de referência – a partir do diagnóstico da situação atual e da análise de cenários futuros de adesão e crescimento de demanda a médio e longo prazo. Além do suporte técnico durante o processo de contratação dos serviços, o CPQD também realizou os testes de aceite e o acompanhamento técnico das implantações.
O apoio do CPQD permitiu a redução de custos em relação às soluções de telefonia tradicionais, com melhorias significativas. Em sua primeira versão, o projeto VoIP do Estado já possui mais de 40 mil ramais em operação.
Projetos de rede sob medida
Demanda: Integração do Centro de Operações Integrado (COI).
Promover a eficiência operacional do Centro de Operações Integrado (COI) por meio do gerenciamento remoto das unidades geradoras – visando reduzir o tempo de resposta e os custos operacionais.
O CPQD realizou o planejamento e o projeto, visando garantir as condições ideais para o gerenciamento remoto e disponibilizando uma comunicação confiável e segura, e uma visão sistêmica em tempo real sobre as unidades geradoras da empresa.
O apoio do CPQD permitiu a modernização da operação, a habilitação de novos serviços (monitoramento, telemetria e radiocomunicação digital), e garantiu mais segurança e qualidade nas manobras e atividades de manutenção, contribuindo para o aumento da produtividade e a redução dos custos fixos e operacionais da organização.
Due Diligence
Demanda: Empresa de rede passiva
Avaliar a documentação disponível no data room para identificar se os ativos colocados à venda eram aderentes ao plano de negócio do cliente, que desejava montar uma operação de rede ótica neutra multi-tenant.
Formação de um war room com time multidisciplinar para avaliar as diferentes plataformas ofertadas com vistas a identificar o potencial de utilização em um horizonte de longo prazo e eventuais obsolescências tecnológicas no período.
A avaliação conduzida pelo time do CPQD deu segurança para o cliente adquirir a unidade de negócios que estava sendo colocada à venda, dando mais assertividade na precificação dos ativos pelo cliente, que concluiu a aquisição com êxito.
Pilotos e trials de novas tecnologias
Demanda: WEG
Analisar KPIs de um projeto piloto em ambiente industrial com o objetivo de definir diretrizes para o roll out e melhores práticas para a adoção de Redes 5G.
Seleção de casos de uso representativos a serem avaliados no chão da fábrica e seus respectivos KPIs. Acompanhamento do comissionamento de redes 5G utilizando rede pública e privada, com suporte ativo em todo o processo de troubleshooting. Análise dos prós e contras de cada abordagem.
A avaliação do CPQD permitiu ao cliente comparar diferentes arquiteturas para o provimento de solução de conectividade 5G, de modo a escolher a mais aderente ao seu modelo de negócios.
Suporte à decisão
Demanda: Suporte técnico em decisão estratégica.
Identificar os lotes de frequência com o menor nível de interferência na faixa de 700 Mhz – visando apoiar a estratégia de participação do leilão.
O CPQD realizou a análise dos lotes de frequência do dividendo digital leiloados e identificou os blocos com menor nível de interferência de serviços adjacentes em todo o território nacional.
O suporte do CPQD permitiu que a operadora identificasse os “quick wins” (áreas com maior potencial de exploração na menor janela de tempo possível), aumentando assim a assertividade do investimento realizado para a aquisição da faixa.
Suporte à decisão
Demanda: Suporte técnico em decisão estratégica.
Avaliar as informações providas em data room para análise técnica de potencial ofertante, buscando identificar a aderência ao plano de negócios futuro da empresa adquirente.
O CPQD analisou toda a documentação referente à infraestrutura de rede ótica, objeto da oferta, bem como informações do centro de gerência da empresa, identificando potenciais gargalos e/ou obsolescências que pudessem impactar o plano estratégico da empresa compradora.
O suporte do CPQD permitiu que o adquirente decidisse pela aquisição da empresa de forma que reduzisse os riscos associados a operações dessa natureza.
Análise regulatória
Demanda: Revisão de obrigações regulatórias.
Demonstrar para órgão regulador que as empresas enquadradas como detentoras de “Poder de Mercado Significativo – PMS”, em determinados mercados e regiões específicas, de fato, sofriam concorrência de vários atores.
O CPQD desenvolveu uma metodologia e uma ferramenta de apoio para analisar os mercados de interesse em regiões selecionadas, considerando informações públicas disponíveis e coleta de evidências em campo.
A aplicação da metodologia criada pelo CPQD permitiu descaracterizar as prestadoras como detentoras de PMS em grandes áreas de prestação de serviços no mercado-alvo, possibilitando demonstrar que ali, de fato, se apresentavam várias regiões de grande interesse e competição comercial.
Análise regulatória
Demanda: Apoio em resolução de questões tributárias e regulatórias.
Demonstrar que a empresa bilhetou e cobrou seus clientes de maneira aderente ao arcabouço regulatório, respeitando as regras de tributação vigentes.
O CPQD realizou a análise documental e regulatória consubstanciada em laudo técnico associado à defesa da prestadora.
A análise e o laudo técnico realizado e emitido pelo CPQD auxiliaram o processo de defesa da prestadora com a unidade da federação – demonstrando a prática coerente com o arcabouço regulatório vigente.
Análise regulatória
Demanda: Evolução do arcabouço regulatório.
Propor novas formas de avaliar a qualidade dos serviços de telecomunicações prestados.
O CPQD desenvolveu duas metodologias com abordagens distintas para a submissão ao órgão regulador como subsídio para a evolução do arcabouço regulatório relativo à qualidade de serviços.
O suporte e as metodologias criadas pelo CPQD foram pautados em premissas divergentes, dando flexibilidade para que o setor se posicionasse com o órgão regulador.
Radiofrequência e interferência
Demanda: Suporte técnico de especialistas.
Acelerar o processo de limpeza e disponibilização da faixa de frequência de 700 MHz, visando à exploração do Serviço Móvel Pessoal de 4ª Geração.
O CPQD realizou a aferição de cobertura de serviços de radiodifusão e telecomunicações, visando à identificação de interferência entre serviços. Além disso, elaborou as proposições de ações necessárias para a mitigação da interferência.
O suporte do CPQD permitiu a redução do time-to-market das prestadoras do SMP ao antecipar a solicitação ao órgão regulador para a ativação do serviço, utilizando a faixa de 700 MHz e, consequentemente, a exploração comercial desse serviço.
Radiofrequência e interferência
Demanda: Avaliação de cobertura e proposição de melhorias.
Avaliar a infraestrutura de conectividade em uma das minas exploradas pelo cliente e, com base no uso, propor melhorias.
O CPQD identificou os casos de uso presentes na mina e, empregando ferramentas de análise de cobertura, verificou as áreas que poderiam passar por melhorias. Em seguida, traçou um roadmap evolutivo para a eventual substituição tecnológica por parte do cliente.
O resultado deu ao cliente opções para desenvolver sua infraestrutura de conectividade, com possibilidades de adoção de tecnologias mais adequadas aos perfis de uso da mineradora.
Radiofrequência e interferência
Demanda: Estudo sobre conectividade de serviços móveis celulares.
Identificar os melhores parceiros de negócio para a empresa desenvolver sua estratégia de carro conectado.
O CPQD mapeou as bandas de frequência utilizadas no Brasil e suas respectivas coberturas por prestadora, correlacionando com os requisitos das aplicações do cliente. Consequentemente, gerou recomendações para a estratégia de conectividade veicular do cliente.
O CPQD analisou diversas bases de dados (próprias e públicas) de cobertura das prestadoras SMP no Brasil e características técnicas, avaliou os requisitos e as funcionalidades necessárias e gerou recomendações estratégicas à conectividade para os veículos.
Projetos de rede sob medida
Demanda: Suporte técnico de especialistas.
Projeto de evolução e validação da implantação da Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Brasil (Rede ATN) em conformidade com os fóruns de padronização do VolP ATM.
O CPQD realizou o projeto e a homologação da implantação da Rede ATN, o projeto básico do Backbone Nacional e o projeto e a implantação do laboratório para validação e qualificação sistêmica.
O suporte do CPQD permitiu assegurar a evolução tecnológica da Rede ATN em conformidade com as necessidades da operação de missão crítica da Aeronáutica e com os fóruns internacionais de padronização (EUROCAE – European Organisation for Civil Aviation Equipment).
Projetos de rede sob medida
Demanda: Consultoria técnica para criação e acompanhamento para o serviço VolP para o Estado.
Criação e acompanhamento da implantação do serviço de VoIP para todos os órgãos públicos do Estado de São Paulo – considerando a demanda, a evolução tecnológica e os custos.
O CPQD realizou o planejamento e o termo de referência – a partir do diagnóstico da situação atual e da análise de cenários futuros de adesão e crescimento de demanda a médio e longo prazo. Além do suporte técnico durante o processo de contratação dos serviços, o CPQD também realizou os testes de aceite e o acompanhamento técnico das implantações.
O apoio do CPQD permitiu a redução de custos em relação às soluções de telefonia tradicionais, com melhorias significativas. Em sua primeira versão, o projeto VoIP do Estado já possui mais de 40 mil ramais em operação.
Projetos de rede sob medida
Demanda: Integração do Centro de Operações Integrado (COI).
Promover a eficiência operacional do Centro de Operações Integrado (COI) por meio do gerenciamento remoto das unidades geradoras – visando reduzir o tempo de resposta e os custos operacionais.
O CPQD realizou o planejamento e o projeto, visando garantir as condições ideais para o gerenciamento remoto e disponibilizando uma comunicação confiável e segura, e uma visão sistêmica em tempo real sobre as unidades geradoras da empresa.
O apoio do CPQD permitiu a modernização da operação, a habilitação de novos serviços (monitoramento, telemetria e radiocomunicação digital), e garantiu mais segurança e qualidade nas manobras e atividades de manutenção, contribuindo para o aumento da produtividade e a redução dos custos fixos e operacionais da organização.
Due Diligence
Demanda: Empresa de rede passiva
Avaliar a documentação disponível no data room para identificar se os ativos colocados à venda eram aderentes ao plano de negócio do cliente, que desejava montar uma operação de rede ótica neutra multi-tenant.
Formação de um war room com time multidisciplinar para avaliar as diferentes plataformas ofertadas com vistas a identificar o potencial de utilização em um horizonte de longo prazo e eventuais obsolescências tecnológicas no período.
A avaliação conduzida pelo time do CPQD deu segurança para o cliente adquirir a unidade de negócios que estava sendo colocada à venda, dando mais assertividade na precificação dos ativos pelo cliente, que concluiu a aquisição com êxito.
Pilotos e trials de novas tecnologias
Demanda: WEG
Analisar KPIs de um projeto piloto em ambiente industrial com o objetivo de definir diretrizes para o roll out e melhores práticas para a adoção de Redes 5G.
Seleção de casos de uso representativos a serem avaliados no chão da fábrica e seus respectivos KPIs. Acompanhamento do comissionamento de redes 5G utilizando rede pública e privada, com suporte ativo em todo o processo de troubleshooting. Análise dos prós e contras de cada abordagem.
A avaliação do CPQD permitiu ao cliente comparar diferentes arquiteturas para o provimento de solução de conectividade 5G, de modo a escolher a mais aderente ao seu modelo de negócios.
Suporte à decisão
Demanda: Suporte técnico em decisão estratégica.
Identificar os lotes de frequência com o menor nível de interferência na faixa de 700 Mhz – visando apoiar a estratégia de participação do leilão.
O CPQD realizou a análise dos lotes de frequência do dividendo digital leiloados e identificou os blocos com menor nível de interferência de serviços adjacentes em todo o território nacional.
O suporte do CPQD permitiu que a operadora identificasse os “quick wins” (áreas com maior potencial de exploração na menor janela de tempo possível), aumentando assim a assertividade do investimento realizado para a aquisição da faixa.
Suporte à decisão
Demanda: Suporte técnico em decisão estratégica.
Avaliar as informações providas em data room para análise técnica de potencial ofertante, buscando identificar a aderência ao plano de negócios futuro da empresa adquirente.
O CPQD analisou toda a documentação referente à infraestrutura de rede ótica, objeto da oferta, bem como informações do centro de gerência da empresa, identificando potenciais gargalos e/ou obsolescências que pudessem impactar o plano estratégico da empresa compradora.
O suporte do CPQD permitiu que o adquirente decidisse pela aquisição da empresa de forma que reduzisse os riscos associados a operações dessa natureza.
Análise regulatória
Demanda: Revisão de obrigações regulatórias.
Demonstrar para órgão regulador que as empresas enquadradas como detentoras de “Poder de Mercado Significativo – PMS”, em determinados mercados e regiões específicas, de fato, sofriam concorrência de vários atores.
O CPQD desenvolveu uma metodologia e uma ferramenta de apoio para analisar os mercados de interesse em regiões selecionadas, considerando informações públicas disponíveis e coleta de evidências em campo.
A aplicação da metodologia criada pelo CPQD permitiu descaracterizar as prestadoras como detentoras de PMS em grandes áreas de prestação de serviços no mercado-alvo, possibilitando demonstrar que ali, de fato, se apresentavam várias regiões de grande interesse e competição comercial.
Análise regulatória
Demanda: Apoio em resolução de questões tributárias e regulatórias.
Demonstrar que a empresa bilhetou e cobrou seus clientes de maneira aderente ao arcabouço regulatório, respeitando as regras de tributação vigentes.
O CPQD realizou a análise documental e regulatória consubstanciada em laudo técnico associado à defesa da prestadora.
A análise e o laudo técnico realizado e emitido pelo CPQD auxiliaram o processo de defesa da prestadora com a unidade da federação – demonstrando a prática coerente com o arcabouço regulatório vigente.
Análise regulatória
Demanda: Evolução do arcabouço regulatório.
Propor novas formas de avaliar a qualidade dos serviços de telecomunicações prestados.
O CPQD desenvolveu duas metodologias com abordagens distintas para a submissão ao órgão regulador como subsídio para a evolução do arcabouço regulatório relativo à qualidade de serviços.
O suporte e as metodologias criadas pelo CPQD foram pautados em premissas divergentes, dando flexibilidade para que o setor se posicionasse com o órgão regulador.
Radiofrequência e interferência
Demanda: Suporte técnico de especialistas.
Acelerar o processo de limpeza e disponibilização da faixa de frequência de 700 MHz, visando à exploração do Serviço Móvel Pessoal de 4ª Geração.
O CPQD realizou a aferição de cobertura de serviços de radiodifusão e telecomunicações, visando à identificação de interferência entre serviços. Além disso, elaborou as proposições de ações necessárias para a mitigação da interferência.
O suporte do CPQD permitiu a redução do time-to-market das prestadoras do SMP ao antecipar a solicitação ao órgão regulador para a ativação do serviço, utilizando a faixa de 700 MHz e, consequentemente, a exploração comercial desse serviço.
Radiofrequência e interferência
Demanda: Avaliação de cobertura e proposição de melhorias.
Avaliar a infraestrutura de conectividade em uma das minas exploradas pelo cliente e, com base no uso, propor melhorias.
O CPQD identificou os casos de uso presentes na mina e, empregando ferramentas de análise de cobertura, verificou as áreas que poderiam passar por melhorias. Em seguida, traçou um roadmap evolutivo para a eventual substituição tecnológica por parte do cliente.
O resultado deu ao cliente opções para desenvolver sua infraestrutura de conectividade, com possibilidades de adoção de tecnologias mais adequadas aos perfis de uso da mineradora.
O CPQD está pronto para responder. Basta preencher o formulário e escolher o melhor canal de contato.